terça-feira, 17 de novembro de 2015

Os estilos de erupção e as formas de relevo vulcânico.

Vulcão escudo:

Um vulcão-escudo é constituído por acumulação de milhares de derrames basálticos delgados que se espalham em lençóis de baixa declividade. Cada  camada do digrama representa centenas de derrames delgados. O magma pode irromper nos flancos do vulcão ou a partir da chaminé.



Domo vulcânico:

Os Domos vulcânicos são massas de lava félsica com formas bulbosas, que, por serem muito viscosas, acumulam-se em cima da chaminé, ao invés de se derramar.



Vulcão cone de cinza:

Um vulcão cone de cinza, o material ejetado é depositado como camadas que mergulham a partir da cratera, no cume. A chaminé abaixo da cratera é preenchida com material fragmentado.




Vulcão de camadas piroclásticas:

Vulcão composto é formado de camadas alternadas de material piroclástico com derrames de lava. A lava se solidificou em fissuras forma diques que atuam como vigas reforçando a sustentação do cone.



Cratera:

 Após uma erupção a lava frequentemente afunda de volta na chaminé e solidifica-se, sendo eventualmente explodida em uma erupção piroclástica posterior.




Caldeira:

Uma erupção violenta pode esvaziar magmática de um vulcão, que, então, não pode mais sustentar a rocha sobrejacente. Então, ele entra em colapso, deixando uma grande bacia com paredes íngremes, chamada de caldeira.


Fonte da imagem:

Erupções freáticas:

 Quando o magma quente encontra a água subterrânea ocorre uma explosão.


Fonte da imagem:  

Diatremas: 


Diatremas é uma chaminé vulcânica, em geral preenchida por brechas vulcânicas, formada por vulcanismo explosivo ou por ejecção de materiais a alta velocidade, que liga a região de origem do magma expelido à superfície.






Nenhum comentário:

Postar um comentário