terça-feira, 17 de novembro de 2015

Depósitos Vulcânicos.

Depósitos vulcânicos.

Depósitos Vulcânicos
·        
        Composições químicas e mineralógicas tem a ver como ocorre a erupção e com a forma que o relevo adquire quando se solidifica.
·         Só a partir do magma que pode definir o tipo de lava e rocha que será formada.

Tipos de lavas
·         
       Vários tipos de lavas originam diversas formas de relevo.
·         Quanto maior a quantidade de gás na lava tiver, há probabilidade da erupção ser violenta.
·         Quanto maior o teor de sílica e quanto mais baixa a temperatura, mais lenta será a lava.
·         Lavas basálticas: Cor escura; 1000 a 1200 ºC; baixo teor de sílica; (Em 1983, dois corajosos vulcanólogos russos mediram temperaturas e coletaram amostras de gases navegando em uma jangada de lava já solidificada e com temperatura mais baixa que flutuava num rio de lava basáltica). Divide-se em:
·         Basaltos de planaltos continentais: A lava altamente fluida  se espalha criando lençóis delgados, formando um derrame de lava. Derrames sucessivos foram o que se chama de basaltos de platô.
·         Pahoehoe: “Forma de corda” (em havaiano); Magma muito fluido espalha-se e durante o resfriamento fica elástica e vítrea. À medida que a lava flui, a parte de baixo é arrastada, curvada e torcida, formando ao semelhante a cordas.
·         AA: Mais viscosa que a pahoehoe por ter perdido seus gases. “Aa” é a exclamação que os desavisados fazem ao pisar nesse tipo de lava, que se assemelha a torrões de terra úmida recém-arada.Acontece quando o derrame começar a fluir e essa nata se quebra em vários blocos e que é carregado depois pelo derrame e avançam semelhante a uma esteira de trator.
·         Lavas almofadadas: Pilhas de blocos em forma de elipse de basalto, forma de almofada, com cerca de 1 metro de largura. Sabe que elas se formaram através de uma erupção submarina mesmo que esteja em terra firme, assim demonstrando que aquela região já esteve um dia sob a água.
·         Lavas riolíticas: Cor clara; viscoso; ponto de fusão mais baixo que o basalto irrompe em 800 a 1000 ºC. Como é mais lento, tende a se agrupar e formar depósitos espessos com aparência de bulbos.
·         Lavas andesíticas: Andesitos; Teor de sílica intermediário; Propriedades entre as do basalto e a dos riolitos.

Texturas das lavas
·         
      Vítrea, se resfriarem rapidamente;
·         Textura grossa, como tufos vulcânicos, caso haja resfriamento lento em subsuperfície.
·         Textura vesicular, aparência esponjosa, pode fornecer detalhes aos geólogos sobre a origem vulcânica das mesmas.  Uma rocha que contenha várias vesículas, geralmente de composição riolítica, é denominada pedra-pomes.

Depósitos Piroclásticos
·         
      Gases e água podem tornar a erupção mais violenta. Estes elementos estão sob forte influência da pressão são impossibilitados de sair. Quando o magma está próximo, a pressão diminue e os gases são liberados de forma explosiva.
·         Ejetólitos vulcânicos: Fragmentos de rochas vulcânicas ejetadas no ar são chamados piroclastos. Com o tempo os piroclastos caem na terra e os que não estão resfriados se fundem e formam os tufos vulcânicos e as constituídas de fragmentos maiores se chamam bombas vulcânicas.
·         Fluxos Piroclásticos: Quando a cinza quente e a poeira são ejetadas como uma nuvem ardente, chega a alcançar 200 km/h.

Referências Bibliográficas

FRANK, Press; SIEVER, Raymond; GROTZINGER, John; JORDAN H.,Thomas. Para Entender a Terra, 4ª Edição;

Nenhum comentário:

Postar um comentário